domingo, 11 de novembro de 2007

Vídeo Homenagem aos Bombeiros

IX SENAMBOM - SEMINÁRIO NACIONAL DE BOMBEIROS


Começa no dia 12 de Novembro em Recife o IX Senabom. Esse seminário tem como objetivo discutir as mais modernas técnicas de prevenção e combate a sinistros. Prestamos nossa homenagem a essa categoria pofissional de grande importância para toda a sociedade. Lembramos aos profissionais Bombeiros a importância da fiscalização das SAÍDAS DE EMERGÊNCIA.

Incêndio em Boate em São Paulo quase repete a tragédia da Boate Cromanõn de Buenos Aires


Um malabarista com fogo causou o incêndio que em poucos minutos tomou conta da Boate
Space Show na Vila Olímpia em SP no dia 26 de novembro. Por sorte os frequentadores conseguiram arrombar as saídas de emeregências e localizaram alguma saída aberta.
Jornal da Tarde - SP
"Muitos freqüentadores contaram que o fogo se alastrou rapidamente pelo revestimento sintético do teto. 'As chamas se espalharam muito rápido, pedaços do teto começaram a cair... Parecia que estava chovendo fogo', lembra o estudante Adriano Melo Leite da Silva, também de 16 anos.

De acordo com Adriano, o desespero tomou conta dos presentes quando eles perceberam que as saídas de emergência estavam trancadas. 'Algumas portas foram arrombadas. Além disso, os seguranças não queriam permitir que as pessoas saíssem sem pagar', diz ele, que viu uma menina ser pisoteada. 'E não dava para ajudar, pois o tumulto estava demais. Na confusão, as pessoas só pensam em si."

Luis Munhoz, de 20 anos, teve mais sorte do que a maioria dos freqüentadores da Space.Muitas meninas estavam chorando, tinha gente pulando o muro, se aglomerando nas saídas. Um segurança me mostrou outra porta e eu deixei a balada sem problemas', conta.

sábado, 10 de novembro de 2007

Incêndio Boate Cromañon - Vídeo como e porquê!

Boate Cromañon

Essa tragédia possui um vasto materila na Internet separamos alguns vídeos em castelhano que mostram as causas dessa tragédia

BOATE CROMANON - BUENOS AIRES - 194 JOVENS MORTOS




O Incêndio da Boate Cromañon foi uma tragédia que abalou a Argentina em Dezembro de 2004. 194 mortos e mais de 600 feridos. Uma boate com capacidade para 1200 pessoas recebia até 5000 e não possui estrutura para saídas de emergências. As portas de SAIDA DE EMERGÊNCIA estavam mal sinalizadas e chaveadas com cadeados. O Prefeito da Província de Buenos Aires foi retirado do cargo pela população e os chefes de fiscalização foram processados juntamente com os donos da boate por um crime que fiou na história daquele País. A partir dessa tragédia as políticas de controle de incêndio foram severamente cobradas e fiscalizadas pelos governos e pelo corpo de Bombeiros. Uma responsabilidade de toda a sociedade que mudou a vida de 194 famílias!!

Incêndios


Não dá para falar de SAÍDA DE EMEREGÊNCIA sem falar em incêndio. Iremos relatar alguns antigos que servem como exemplo de falta de fiscalização do poder público e população mal informada.

O que é uma PORTA DE SAÍDA DE EMERGÊNCIA?

  • A Porta é um dos componentes das SAÍDAS DE EMERGÊNCIA que é composto por acessos, rotas de saída, escadas , rampas ou descargas. Nosso Blog irá tratar apenas das Portas. As portas de SAÍDA DE EMERGÊNCIA tem como característica básicas:
  • TAMANHO: mínimo 80cm para portas de uma olha e 120cm para portas de duas folhas.
  • NORMA  A norma técnica que determina as condições exigíveis é a NBR 9077
  • QUANTIDADE: A quantidade deverá ser baseada no calculo da população, no tipo de ocupação e na distância máxima a ser percorrida.
  • MATERIAL: Como porta de SAÍDA DE EMERGÊNCIA, não existe exigência de material , podendo ser de madeira, ferro, alumínio, vidro , etc. As PORTAS CORTA FOGO possuem uma característica distinta.  A norma que trata das portas corta fogo é a NBR 11742
  • SINALIZAÇÃO: A sinalização é um item importante , sua função é facilitar a localização da porta e indicar seu sentido.
  • SENTIDO:É obrigatório o sentido em direção a saída.
  • BARRAS ANTIPÂNICO:É obrigatório em locais com mais de 200 pessoas e opcional em locais de risco. Sua função é possibilitar a imediata abertura da porta através do acionamento da barra horizontal instalada na porta. É um item muito importante porque de nada adianta existir a porta no tamanho e quantidade suficiente e essa porta estar trancada por uma fechadura ou cadeado na hora do pânico.
  • Mais informações sobre as barras antipanico em www.antipanico.com.br

Início!!


Hoje estamos começando esse Blog. Queremos a participação de todos para tornar esse Blog um instrumento para salvar vidas. Vamos fotografar, filmar as SAÍDAS DE EMERGÊNCIA de locais públicos que circulamos como: Auditórios, Boates, Clubes, Casas de Recepção, Igrejas, Supermercados, Teatros, Asilos, Shopping centers, Restaurantes,Hotéis,Centro de convenções.....